Fatores que influenciam no preço do imóvel


28 Jul
28Jul

Além de dominar as técnicas e as normas utilizadas na avaliação imobiliária, o avaliador deve entender como o mercado está se comportando em relação a alguns fatores que compõem o valor de mercado do bem. Assim como a localização é um fator que influencia significativamente o valor do imóvel, segurança é outro item que tem uma parcela importantíssima na valorização do imóvel.

Imóveis situados nas proximidades de hospitais, farmácias, bancos e supermercados levam vantagem em relação aos imóveis localizados em regiões sem tais equipamentos e/ou em regiões mais tranquilas.

Shopping center e centros comerciais também são itens atrativos, porém em horários de pico e durante as férias essa vantagem pode se tornar um pesadelo para quem mora nas proximidades.

Outro fator importante e que aparece em segundo lugar no ranking dos fatores que mais influenciam o preço do imóvel está a segurança que ele proporciona ao morador. Na estimativa realizada, este item corresponde a 15% da valorização do imóvel.

Tal valorização pode estar relacionada com alguns itens de seguranca: portão automático com rápida abertura, serviços de vigilância, circuito interno de imagens e vagas de estacionamento para visitantes.

Áreas comuns bem estruturadas e com opções de lazer diversificadas também são itens valorizantes. Salão de festas, academia, playground, quadras cobertas, piscinas, sauna, brinquedoteca, churrasqueiras, entre outros equipamentos representam cerca de 10% do valor do imóvel.

Vários são os fatores valorizantes, mas é importante ressaltar que não existe regra, são estimativas e estudos. Na prática, é necessaria uma análise criteriosa do mercado e das características de cada imóvel, especificamente, para indicar com precisão quais os fatores são valorizantes ou desvalorizantes em determinada situação.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.